FGTS para a compra de casa é liberado para estes trabalhadores; veja a lista
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado por brasileiros que desejam comprar o imóvel próprio. Confira as regras.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado pela Constituição Federal de 1988 que tem como objetivo garantir aos trabalhadores uma reserva financeira. Ele é mantido pelo empregador deposita mensalmente 8% do salário bruto do trabalhador na conta do fundo.
Dessa forma, o valor pode ser usado para situações como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de casa própria e outras.
Como usar o FGTS para a compra da casa própria
O FGTS é uma importante ferramenta para brasileiros que desejam adquirir um imóvel. Além de poder ser usado como entrada, ele também pode ajudar a reduzir o valor do financiamento. No entanto, existem regras específicas para seu uso.
Quem pode Usar o FGTS para comprar casa?
Para usar o FGTS na compra de um imóvel, o comprador deve atender a alguns critérios. Em primeiro lugar, é necessário ter pelo menos três anos de carteira assinada, consecutivos ou não. Além do mais, o valor do imóvel deve ser inferior a R$ 1,5 milhão.
Vale mencionar que o comprador não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e não pode ser dono de outro imóvel residencial na cidade onde pretende comprar.
Como usar?
O FGTS pode ser utilizado de diversas maneiras na compra ou financiamento de um imóvel. Confira.
- Pode ser usado como entrada para reduzir o valor financiado;
- O saldo pode quitar o valor total do imóvel;
- Após o financiamento, o FGTS pode ser usado para amortizar a dívida, desde que o trabalhador continue empregado pelo regime da CLT.
Após financiar um imóvel, o saldo fica zerado, mas o trabalhador continua recebendo depósitos mensais no fundo.
O valor acumulado durante 12 meses pode ser usado para amortizar a dívida, adiantando parcelas. Após 24 meses, o FGTS pode abater parte do saldo devedor novamente.
Restrições
Comprar imóveis comerciais não é permitido. O valor do fundo não pode ser usado para comprar terrenos e construir casas. Por fim, não é possível comprar casas para familiares, dependentes ou outras pessoas.
Como solicitar o saque do Fundo de Garantia para comprar uma casa?
O saque do fundo para fins imobiliários é feito ao assinar o contrato de financiamento. O trabalhador deve solicitar o saque ao agente financeiro, que comunica à Caixa Econômica Federal.
O valor autorizado é repassado diretamente para a conta do vendedor, não passando pela conta do trabalhador.
Vale mencionar que especialistas recomendam o uso total do FGTS para amortizar a dívida, pois o rendimento do fundo é inferior aos juros de um financiamento imobiliário, que podem chegar a 10% ao ano. Portanto, deixar o dinheiro parado no fundo não é vantajoso.
Como consultar o Fundo de Garantia?
O trabalhador pode consultar o FGTS no aplicativo disponibilizado na Apple Store, ou Google Play Store. Acesse o site: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx